Monografias
Produção científica referente à Ilha Grande no campo das Ciências Sociais e Humanas. Teses, dissertações, monografias, livros, artigos e papers podem ser aqui acessados em listas de referências bibliográficas, bem como em seus conteúdos quando autorizado pelos autores. Também projetos acadêmicos de pesquisa em andamento podem ser aqui acessados.

Procedimentos para revisão de Plano de Manejo: Parque Estadual da Ilha Grande, RJ
Referência Bibliográfica: MAGALHÃES, Monise Aguillar Faria. Procedimentos para revisão de Plano de Manejo: Parque Estadual da Ilha Grande, RJ. Monografia de graduação em Engenharia Florestal. Seropédica, RJ: UFRRJ, 2008.
Local: Seropédica, RJ
Ano: 2008
Instituição: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Orientador(a): Ricardo Valcarcel
Número de Páginas: 84
Resumo:
Os problemas envolvendo a elaboração de Planos de Manejo para Unidades de Conservação de Proteção Integral (UCPI) só conseguem ser menores quando comparados aos problemas envolvendo a implementação efetiva destes planos. Por isso, a averiguação da efetividade de gestão é de extrema importância para o monitoramento do grau de cumprimento do Plano de Manejo, visto que, serão contempladas nesta análise quais das ações propostas pelo plano foram ou não realizadas e os porquês. O Plano Diretor do Parque Estadual da Ilha Grande foi concluído em 1993 e, não sofreu revisão desde a época que deveria ter entrado em vigor, o que contribuiu para que as informações de levantamento da UC tenham se tornado desatualizadas para os dias de hoje, pois fazem 15 anos desde sua elaboração. Com o objetivo de analisar as ações de planejamento do PD-PEIG (1993) e determinar demandas prioritárias foi construído um Termo de Referência (TdR) para próxima revisão do plano a partir dessas informações. Esta avaliação foi realizada através da análise das respostas de um roteiro que foi aplicado a pessoaschave para UC que fazem parte do seu Conselho Consultivo, dentre elas representantes da equipe gestora do Parque e representantes da sociedade civil organizada. A análise teve como base a metodologia SWOT. Das 135 ações propostas, 103 (79,29%) encontram-se executadas, em andamento ou não executadas porém com pretensão ou previsão de execução no futuro, o que representa que o mesmo pode ser aproveitado para atualização de acordo com as demandas atuais. Os programas com maior grau de importância são: Manejo Florestal, Administrativo e Levantamento e Regularização Fundiária. Deve-se destacar que a influência interna é tão interventora quanto a externa e que os atores Instituto Estadual de Florestas do Rio de Janeiro (IEF-RJ) – externo - e a Administração do PEIG – interno - foram identificados como imprescindíveis para gestão da UC. Foram priorizadas ao todo 16 ações segundo metodologia de estabelecimento de prioridades, onde a atualização dessas para a revisão do PD-PEIG (1993) é o objetivo do Termo de Referência (TdR) elaborado nesse estudo. Dessa forma, o TdR contribuirá com a equipe da UC na formulação de premissas para execução das ações de maior importância para o Parque.
Observações:
Monografia apresentada ao curso de Engenharia Florestal, como requisito parcial para a obtenção do Título de Engenheiro Florestal, Instituto de Florestas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Ver detalhes