Dissertações
Antecedentes da intenção de recomendação de destinos turísticos: 
um estudo com turistas estrangeiros da Ilha Grande, município de Angra dos Reis-RJ
 
				
                        
ABDALLA, Márcio Moutinho
2009Antecedentes da intenção de recomendação de destinos turísticos: um estudo com turistas estrangeiros da Ilha Grande, município de Angra dos Reis-RJ
Referência Bibliográfica: ABDALLA, Márcio Moutinho. Antecedentes da intenção de recomendação de destinos turísticos: um estudo com turistas estrangeiros da Ilha Grande, município de Angra dos Reis-RJ. Dissertação de mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial.  Rio de Janeiro: Universidade Estácio de Sá, 2009. 
                            
                           Local: Rio de Janeiro
                            Ano: 2009
                            Instituição: Universidade Estácio de Sá
                            Orientador(a): José Roberto Ribas
                            Número de Páginas: 132
                            Resumo: A pesquisa acadêmica tem demonstrado o poder da recomendação pessoal, realizada por formadores de opinião sobre os consumidores, superando em eficiência outros canais de comunicação a exemplo da propaganda, especialmente no que diz respeito à decisão de compra de serviços e pacotes turísticos. A compreensão das circunstâncias atitudinais que afetam a recomendação pessoal de uma localidade turística constituiu importante fator de sucesso entre as empresas que operam neste negócio. Assim, o principal objetivo da presente dissertação está em avaliar afeição positiva, afeição negativa, qualidade do serviço, valor hedônico, valor utilitário e satisfação, como construtos antecedentes, considerados por turistas estrangeiros, na intenção de recomendar a Ilha Grande, localizada em Angra dos Reis, RJ. A análise foi conduzida por meio de uma modelagem de equações estruturais, aplicada sobre uma amostra transversal de 203 turistas estrangeiros. Com relação à relevância, como antecedentes da recomendação pessoal, verificou-se que a afeição negativa não contribuiu para a explicação do modelo e, que a satisfação e o valor hedônico foram identificados como dois importantes construtos. Concluiu-se que apenas a faceta positiva da emoção, a afeição positiva, foi capaz de influenciar no valor hedônico.
                            Observações: Dissertação apresentada ao Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial da Universidade Estácio de Sá como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial.
                            
                            Dissertação - PDF
                        
